Uma coisa é certa: sabe quando falamos que o ambiente de sua casa deve ser o mais confortável e aconchegante de todo o mundo? Essa combinação pode começar com a mudança de cor das paredes. Tudo porque, ao usar a criatividade e abusar do bom gosto na escolha de cores, combinando com móveis e objetos de decoração, sua casa vai te dar a sensação de abraçar você. E quem não quer se abraçado pela própria casa, não é mesmo? Confira algumas dicas para misturar cores em paredes e fugir do branco sem graça.
O primeiro passo para a decisão das cores que serão usadas é a divisão dos ambientes. Faça um estudo detalhado de cada cômodo e os divida em salas, quartos, cozinha e banheiro. Não necessariamente todas as paredes precisam ser pintadas. É até legal manter parte das paredes com uma cor mais neutra, por exemplo, com branco ou bege. Dependendo da cor escolhida, fica muito charmoso.
Cores vibrantes
A escolha de cores vibrantes para ambientes e paredes deve ser feita com cuidado. Afinal, se o ambiente for pequeno, a tendência é que fique aparentemente menor se uma cor muito forte (como tons de vermelho, por exemplo) forem usadas neste espaço. Além disso, é preciso se lembrar de estudar o quanto uma cor muito forte ficará harmoniosa com seus móveis, cortinas, tapetes e peças decorativas.
No entanto, se o espaço que você tem é amplo vale até avaliar pintar tudo com variações de cores fortes: até o teto pode entrar na dança, ao invés de ficar branco. Ao escolher tons de vermelho, por exemplo, veja se uma das paredes (pode ser até no centro de uma das partes), usando a mesma paleta de cores.
Tons pastel e delicados
Para o ambiente menor o mais indicado é apostar em apenas uma cor, sem nunca colorir ao teto. Pintar também o teto ou mesmo colorir todas as paredes, pode deixar o ambiente pequeno e sem profundidade. Assim, escolha uma das paredes (desde que a harmonia entre os móveis se mantenha) e deixe que uma cor clean dê a diferença ao espaço.
O branco, bege, cinza e até um amarelo mais clarinho são praticamente coringas para estes casos. No entanto, é possível arriscar até o preto, desde que todos os fatores que envolvem o ambiente sejam estudados com cuidado. O preto também pode deixar o espaço pequeno e sem profundidade.
Misturar cores no mesmo ambiente
Separamos algumas combinações de cores que deixarão seu ambiente único, particular e ao mesmo tempo aconchegante e com muita vida. Confira:
Combinar cores com Violeta
Alguns detalhes em amarelo ou até mesmo vermelho podem cair bem com tons quase roxos ou violetas. Trata-se de uma cor ao mesmo tempo marcante e relaxante.
Combinar cores com azul
Azul pode ser a cor que faltava para conferir a harmonia em um espaço de sua casa ou apartamento. Naturalmente usada para tranquilizar, pode quebrar a monotonia se combinada com amarelo, bege e até mesmo o violeta.
Combinar cores com laranja
Laranja, além de vibrante, é uma cor que traz serenidade e ousadia, com sofisticação. Experimente juntar com o azul, cinza ou até mesmo o branco e o bege. Use com atenção para não atrapalhar a combinação de cores entre os móveis e a parede, por exemplo.
Combinar cores com verde
Tons de verde podem ser combinados com outros tons de marrom, branco, bege, cinza e até preto. Entretanto, devem ser bem avaliados em qual ambiente poderão ser usados. Pode ficar bem bonito em cozinhas, por remeter a natureza, por exemplo.